Minicursos

(MC 1) Uma Introdução aos Métodos Matemáticos em Finanças 

Prof. Dr. Vinicius Albani (UFSC Florianópolis)
Eixo Temático: Matemática Aplicada a Finanças

Resumo: Neste minicurso faremos uma breve revisão de conceitos fundamentais em métodos matemáticos em finanças, como a integral de Itô e equações diferenciais estocásticas, a modelagem de preços ações e de ativos financeiros como processo de Itô e a precificação de derivativos via argumentos de não-arbitragem. Falaremos ainda sobre o modelo de Black-Scholes e algumas generalizações, como o modelo de volatilidade local de Dupire e o modelo de Heston. Pretendemos ainda apresentar o problema de identificação de parâmetros a partir de dados reais.

(MC 2) Tópicos em Análise Convexa

Prof. Dr. Maicon Marques Alves (UFSC Florianópolis)
Eixo Temático: Análise Aplicada e Otimização

Resumo: O objetivo principal do minicurso é apresentar uma rápida introdução à Análise Convexa. O nível será acessível para alunos no final de graduação, no entanto abordagens mais avançadas para alunos de pós-graduação e pesquisadores interessados no assunto serão também discutidas. Alguns dos temas a serem abordados são os seguintes:

1. Conjuntos convexos e principais propriedades.
2. Funções convexas e Subdiferenciais.
3. A conjugada de Fenchel. O Teorema de Fenchel-Rockafellar.
4. O Princípio Variacional de Ekeland.
5. Aplicações.
(MC 3) Introdução às Redes Neurais Artificiais

Prof. Dr. Marcos Matsuo (UFSC Blumenau)
Eixo Temático: Processamento de Sinais

Resumo: Atualmente as redes neurais artificiais têm provido soluções muito boas para diversos problemas de visão computacional, processamento de fala e processamento de linguagem natural. Sendo tais soluções utilizadas para melhorar, por exemplo, a navegabilidade de veículos autônomos e os níveis de interatividade de assistentes pessoais. Visando apresentar uma introdução ao crescente campo das redes neurais artificiais, este minicurso abordará as principais estruturas e algoritmos de aprendizado utilizados atualmente. Além disso, como motivação, durante o minicurso será implementada no programa Matlab uma rede neural capaz de reconhecer dígitos escritos à mão.